Capina e Roçada
Capina e Roçada
Publicado em 09/07/2019 13:51
Capina é o serviço executado para a erradicação da vegetação daninha e capim nos centros urbanos do município, de forma que não prejudique o trânsito de veículos e pedestres, bem como a estética, segurança e salubridade da cidade.
O equipamento utilizado constitui-se de veículos adequados para o transporte do pessoal para o local da Capina. As ferramentas manuais necessárias para execução dos serviços são: enxada, ancinho, garfo, pá, carrinhos de mão, etc. A responsabilidade pelo transporte, equipamento e ferramentas é exclusiva da ITAURB.
Há um planejamento anual, de forma a atender cada bairro em uma faixa ente três a quatro vezes anuais, havendo alterações em caso de medidas emergenciais. Em Itabira, são realizadas as capina química, manual e mecanizada (roçadeira). Consistindo no aspecto de desempenhar a execução de capina manual ou roçada mecanizada com a utilização de fio de nylon nas roçadeiras e posterior aplicação de capina química sobre vegetação remanescente. Há áreas de compostagem do município, os resíduos oriundos podem ser utilizados como matéria prima para o processo.
A metodologia utilizada, na maioria dos casos, consiste nas seguintes fases:
• 1º Passo: A área com vegetação acima de 15 cm deverá ser roçada de forma mecanizada, utilizando roçadeira com fio de nylon ao invés de lâmina.
• 2º Passo: Rastelamento dos Resíduos: Os restos de vegetação cortada pelos fios de nylon provenientes da roçada deverão ser rastelados e retirados da área.
• 3º Passo: Execução da Capina Química
Após 10 a 15 dias deverá ser aplicado o produto químico apropriado, que promoverá a desidratação da vegetação presente nas vias.
• 4º Passo: Acabamento / Limpeza da Área
A capina química não substituiu a capina manual, pois em logradouros públicos, além da morte do mato, torna-se necessária a remoção do capim, por questões de ordem estética.Assim que a vegetação apresentar aspecto de desidratação, deve-se, então, promover a retirada desse mato seco com enxada, rastelo e posteriormente, efetuar a varrição do local.
Deixando-se de realizar a raspagem dos resíduos, durante um período de 90 dias, são 500 toneladas de material que permanece nos logradouros públicos do município.

por Comunicação