Central de Triagem
Central de Triagem
Publicado em 09/07/2019 13:53
A Central de Resíduos e Reciclagem(antiga Central de Triagem) localiza-se na Rua Hormindo Dias Lage, nº 400 Bairro Bela Vista no município de Itabira – Minas Gerais, sendo gerenciada e operada pela ITAURB (Empresa de Desenvolvimento de Itabira LTDA) e apresentando uma área de 3.680 m².
O princípio de funcionamento é baseado no descarregamento de materiais no silo, onde os funcionários depositam o material que alimenta a correia de catação. Na correia é realizada a separação de materiais que posteriormente serão destinados de acordo com as características para os setores de plástico filme, plástico rígido, vidro, papel e metal.
Setor de plástico filme: O setor de plástico filme conta com área coberta de aproximadamente 154,8 m² , no qual separam-se as embalagens de plástico filme em seis categorias: PEBD (Polietileno de Baixa densidade) branco, PEBD (Polietileno de Baixa densidade) misto, PEAD (Polietileno de Baixa densidade) filme, PP(Polipropileno), E.V.A e sacolinha, que posteriormente são prensados, pesados e destinados para a estocagem, até que se consiga uma indústria recicladora interessada em adquirir os materiais. Nesse setor é obrigatório o uso dos seguintes EPI’s: máscara, luvas, botas.
Setor de Plástico Rígido: O setor de plástico rígido conta com área coberta de aproximadamente 195m², onde os funcionários separam embalagens de plástico em 17 categorias: PP(Polipropileno) Injeção, PP (Polipropileno) água mineral, PP( Polipropileno) injeção mesa cadeira,PP ( Polipropileno) tampinha mista, PEAD(Polietileno de Alta densidade) transparente, PET( Polietileno Tereftallato) óleo de cozinha, PET( Polietileno Tereftallato) azul, PEAD(Polietileno de Alta densidade) caixa, PET ( Polietileno Tereftallato) misto, PEAD(Polietileno de Alta densidade) óleo de motor, PEAD(Polietileno de Alta densidade) leitoso, PEAD (Polietileno de Alta densidade) misto, PS(Poliestireno) misto, PS(Poliestireno) copinho, PS(Poliestireno)6, PVC, que são destinados para as baias identificadas para posteriormente serem prensados, pesados e destinados para a área de estocagem, até que se consigam indústrias recicladoras interessadas em adquirir os materiais. Nesse setor é obrigatório o uso dos seguintes EPI’s: máscara, luvas, botas. Mensalmente são destinadas em média 22,5 toneladas de plástico rígido/filme para as indústrias recicladoras.
Setor de papel: O setor de papel conta com área coberta de aproximadamente 122,4 m² na qual há separação dos papéis em oito categorias: papel branco, papel misto, papel ondulado I, papel ondulado II, jornais, revistas, embalagens longa vida, que após separação são prensados, pesados e destinados para a área de estocagem, até que se consigam indústrias recicladoras interessadas em adquirir os materiais. Em média são destinadas mensalmente 49 toneladas de papel para indústrias recicladoras. Nesse setor é obrigatório o uso de luvas, botas, protetor auricular e máscaras.
Setor de Vidros: O setor do vidro conta com área coberta de aproximadamente 154,8 m². No setor possui uma banca de separação e um triturador de vidros. Há separação dos vidros quebrados em: caco branco, caco misto e vidros inteiros. Os cacos brancos e mistos são triturados e destinados para caçambas para posterior envio as indústrias recicladoras. Já os vidros inteiros são separados, ensacados e estocados no setor do vidro para posterior comercialização local ou envio a indústrias recicladoras. Os vidros estocados nas caçambas são comercializados para indústrias a cada três meses e em média são vendidas 34,5 toneladas de vidros. Durante todo o processo é obrigatório o uso de EPI’s como: luvas, óculos, máscaras, botas e protetor auricular.
Setor de Metal: No setor de metal é efetuada a separação dos metais em sucata ferrosa, latas de aço, latas de alumínio, latão de metal e alumínio duro, que posteriormente são prensados, pesados e estocados até que se consigam indústrias recicladoras interessadas em adquirir os materiais. Em média são vendidas seis e meio toneladas por mês de metais para as indústrias recicladoras. Nesse setor é obrigatório o uso de máscaras, luvas e botas.
São encaminhados diariamente em torno de seis toneladas de materiais potencialmente recicláveis oriundos do serviço de coleta seletiva que atende com os serviços de porta em porta 100% do perímetro urbano. Após os trabalhos de separação dos resíduos de acordo com as características são gerados em torno de 90 toneladas/mês de material prensado, sem contar o vidro que é estocado em caçambas e comercializados para as indústrias quando se tem um estoque de aproximadamente 16 toneladas. Os clientes da Usina de Triagem da ITAURB são basicamente as indústrias recicladoras instaladas em vários estados do Brasil.

por Comunicação