Varrição Pública
Varrição Pública
Publicado em 09/07/2019 13:49
A conservação da limpeza pública é uma das preocupações da ITAURB, não só pelo aspecto higiênico, mas também pela beleza do município. Obedece a critérios técnicos para obter altos índices de qualidade, observando a satisfação da população.
O serviço é considerado a principal atividade de limpeza pública. A totalidade de resíduos como areia, folhas carregadas pelo vento, papéis, ponta de cigarro, por exemplo, constitui o chamado lixo público, cuja composição, em cada local, é função de:
• A conscientização da população.
• Circulação de Pedestres;
• Intensidade de trânsitos de veículos;
• Arborização existente;
• Uso dominante (residencial, comercial, etc);
• Calçamento e estado de conservação do logradouro;
Na empresa, a varrição é planejada para atender todas as vias públicas da cidade, constituída de vinte duas equipes distribuídas em vários pontos estratégicos da cidade. A frequência da varrição varia de acordo com o local e o fluxo de pessoas, sendo realizadas uma, duas, três vezes por semana ou diariamente. Além de um estudo prévio de todos os itens já mencionados. Sendo que os varredouros atuam como unidades fixas em trechos definidos, com extensão padrão, e segundo um zoneamento, chamado setor de varrição.
Através de levantamentos efetuados pelos próprios funcionários da empresa, foi constatado que os resíduos oriundos da varrição pública são binários, sendo eles: recicláveis e não recicláveis. Logo, foi proposta a utilização de um “carrinho dupla função”, em que há um compartimento para cada tipo de resíduo, visando à segregação correta dos resíduos e uma customização do tempo.
Em cada distrito ou aglomerado urbano, onde houver necessidade, será dimensionada uma equipe para executar os diversos serviços de varrição. Como nos distritos de Ipoema e Carmo que há o serviço efetuado por funcionários em um período de segunda a sábado, com alterações dos horários em caso de possíveis eventos ou demais necessidades.

por Comunicação