Responsabilidade
Responsabilidade
Publicado em 14/05/2019 19:27
Responsabilidade Social e Ambiental
Pneus Inservíveis e Lixo Eletrônico
IMPORTANTE:
Os pneus inservíveis são recicláveis, mas como a Itaurb não consegui mercado para comercializá-lo, ela não recolhe, mas para não prejudicar o meio ambiente, a Itaurb criou o ecoponto. O ecoponto, é uma área de estocagem destinada a receber pneus inservíveis e lixo eletrônico, como: CPUs, monitores, techados e outros. Esta área está localizada no Bairro São Cristovão, à Rua José Basílio nº 369. O ecoponto hojé, além de receber pneus inservíveis de Itabira, também recebe das cidades vizinhas.

No Brasil, pneus inservíveis ganham vida nova em setores tão diversos como paisagismo e indústrias produtoras de cimento e siderúrgicas. Pudera, constituído basicamente de látex, borracha sintética e aço, esse produto é 100% reciclável.
Segundo a Reciclanip, 64% do volume anual de pneus descartados seguem para as caldeiras das indústrias de cimento e de papel e celulose. “O pneu tem poder calorífico equivalente ao coque de petróleo, só que com custo zero”, afirma Saccio. Os outros 36% são transformados em concreto ecológico, asfalto permeável, capachos para carro, sola de calçados e até mesmo em artefatos para paisagismo.
Em São Paulo, a fabricante de assessórios para jardinagem Verdeal investe no desenvolvimento de produtos que utilizam materiais derivados de plásticos reciclados e de raspas de pneus inservíveis. Entre os principais produtos, destacam-se o seixo de pneu (cascalhinhos) e os pedriscos, que substituem as tradicionais cascas de árvores usadas para forrar canteiros e jarros de arvores e flores.
Além de evitar fungos e durar mais tempo que as coberturas usuais, os artefatos de pneu reciclado têm aparência orgânica e ajudam a manter a umidade da terra em dias quentes e proteger no inverno. O piso de pneu, outro ivestimento da empresa, pode ser usado para revestir o chão de condomínios, academias e áreas recreativas. “A demanda por essa alternativa ecológica cresce em sintonia com a adoção de cotas de sustentabilidade em grandes emprendimentos”, afirma Maria Cristina Naghirniac de Stefani, diretora de marketing da empresa. Por ano, a Verdeal produz 10 toneladas de artefatos para jardinagem a partir da borracha de pneu reciclado.
Busca por novas aplicações
Uma parceria entre a Reciclanip e a Universidade de São Paulo (USP) pretende encontrar novas possibilidades de uso para os pneus inservíveis. Responsável pela coordenação do projeto, a professora Carmen Cecília Bueno, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, diz que a empreitada, que está em estágio inicial, promete.
“Os polímeros oferecem muitas possibilidades de pesquisas ainda não exploradas”, afirma. De acordo com a pesquisadora, o grupo de trabalho vai investir em novas formas de tratamento de resíduos de pneumáticos e também em novas técnicas de transformação da borracha através de radiações nucleares.
Fonte: Exame
Educação Ambiental na Itaurb
A Educação Ambiental é um processo, no qual a empresa assume um papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais, no caso dos resíduos sólidos.
A empresa parte do pressuposto que a educação ambiental deve ser contínua para que surta efeitos, para isso realiza campanhas de conscientização com panfletos informativos sobre a correta separação e destinação dos resíduos, realiza palestras no CEA - Centro de Educação Ambiental, situado na Central de Triagem, local onde recebemos anualmente estudantes, professores e interessados em aprender sobre os procedimentos corretos no manejo dos resíduos sólidos, com ênfase na coleta seletiva, reciclagem e compostagem e a utilização dos 5R´s (Repensar,Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Para isso são ministradas palestras, oficinas de sucatas, reciclagem de papel, visitas às escolas. O CEA contempla em suas instalações o Museu do Lixo, oficina de reciclagem de papel, auditório e recursos audiovisuais.
Além disso, expõe stands, ministra oficinas e palestras em escolas e eventos da cidade estabelecendo uma parceria com a população e garantindo uma parcela de contribuição para a preservação do meio ambiente.

por Comunicação